No ultimo dia 26 de março de 2011, a versão 2012 do AutoCAD foi lançada. Como era de se esperar, veio melhorias em recursos existentes e mantido o formato DWG do AutoCAD 2010 e 2011 nesta nova versão (a famosa compatibilidade binária).
Usuários do AutoCAD a partir da versão 2009, não devem ter surpresas que dificultem o uso. Uma das maiores mudanças do AutoCAD nos últimos anos foi a implementação da interface “Ribbon” (preservada nesta versão), que apesar de poder ser revertida assusta um pouco quem estava acostumado com a interface clássica.
Nada de mudança radical, a interface do programa é praticamente a mesma da anterior e para quem não tem costume de explorar recursos não deve ver grandes diferenças logo nas primeiras utilizações.
Comandos básicos como de produção de desenho, edições de layers, dimensões etc… continuam praticamente intocáveis no que diz respeito a interface das janelas e a mecânica de funcionamento destes.
Dentre as melhorias, algo que pode ser facilmente percebido é o recurso “Auto complete” (Fig 1), que mostra opções de comandos conforme se digita o mesmo.
Esta novidade é algo de fato simples, mas produtivo, ajuda sobretudo para quem usa atalhos pelo teclado para entrada de comandos.
Associative Array, ou simplesmente Array Associativo, é o uso do comando array onde objetos podem ser associados a uma determinada geometria. Exemplo, distribui-se blocos ao longo de um arco, na medida que se altera o arco em sua dimensão ou angulo, os objetos são reajustados de acordo com o resultado final da edição do arco.
Comandos Fillet, Chamfer, Blend, e Join melhorados. Agora você pode ter uma prévia de como ficará o desenho antes de aplicar o comando.
Um exemplo (Fig. 2) é quando se aplica o fillet em duas linhas para formar o arco no encontro das mesmas, ao posicionar o mouse no segundo objeto da seleção pode-se ver a projeção do arco como ele ficará.
Mais formatos podem ser utilizados com a importação modelos 3D de como CATIA®, SolidWorks®, Pro/ENGINEER® e outros.
Várias outras melhorias foram implementadas, um guia em formato PDF com a visualização geral dos recursos já está disponível (veja clicando aqui)
Alguns vídeos (como abaixo) foram disponibilizados de forma oficial pela autodesk no youtube e mostram algumas funcionalidades.
*Infelizmente com o lançamento de novas versões, a autodesk desativa downloads de versões antigas do AutoCAD.
Caso queira baixar a versão mais recente do AutoCAD: www.autodesk.com/autocad-trial
ola pessoal desde ja quero parabenizalos pelo site é bem composto e esta me servindo muito continuem com esse belo trabalho .
eu trabalho na area de chaparia ,traçagem de coifas ,tubulaçao ,calças conicas moegas . eu traço ,corto e calandro as chapas e ñ achei nada sobre esse artigo na net sera q é possivel publicar como aplicar no auto cad esse material . qdo vcs conseguir algum material nessa area por favor me comunique desde ja agradeço .
Bom dia,
Como saber se o Autocad é 32 bits ou 64 bits.
Agradeço se alguem puder me esclarecer.
Eduardo
Fredy (respondeu em 20/01/2012)Eduardo, se o Windows for 32 bits o AutoCAD só pode ser 32. Se é Windows 64, uma forma de ver isto é conferir se a pasta de instalação do AutoCAD é "Arquivos de programas" ou "Arquivos de programas (x86)", se for a primeira é 64, a segunda é 32.
muito bom valeu
Caros colegas,
Eu baixei a edição gratuita de 30 dias, utilizei já 6 dias e ainda não consegui fazer alteração de modo polegada
para milimetros, centimetro ou metro. gostaria que alguem me informasse onde estou errando por não conseguir esta edição.
Fredy (respondeu em 27/06/2011)Edmilson, acione o comando UNITS (basta digita-lo) e então escolha lá o sistema de medidas Decimal.