Vou passar aqui algumas dicas, instruções e referencias de apostilas e tutoriais, para que consiga configurar organizar escalas e plotar seus desenhos.
Está dividido por tópicos, nas primeiras partes são passadas instruções para iniciantes, mais adiante instruções práticas, links e downloads. Utilizaremos metodos produtivos e profissionais.
Seja lá qual for a versão do AutoCAD, 2000 ou 2010… Certamente não tem algo que cause tantas rugas na testa, como configuração e alguns ajustes do desenho para enfim ve-lô no papel.
Que altura adotar nos textos, configuração de cotas e a plotagem do desenho, colocar em escala, são algumas das duvidas comuns que este artigo abordará.
Sempre que ver alguém fazendo diferente de você, entenda que muito destas diferenças é pelo fato do AutoCAD dar uma certa liberdade na forma de desenhar. Não existe uma norma de como deve ser feito, há vários caminhos para atingir o mesmo objetivo, então o que vai realmente importar é o projeto final.
Agora é importante salientar, que embora não tenha normas, existem boas práticas, sobretudo se você costuma compartilhar desenhos com outros profissionais ou se costuma entregar seu para o cliente o arquivo Dwg. É bom que fique de olho nestas práticas para não acabar sendo visto como um mal profissional.
Use o bom senso. Vou colocar adiante os três pontos que abordam alguns erros que podem ser cometidos em um desenho feito no AutoCAD.
Não há (até o momento desta publicação) uma norma oficial como a ABNT, que estabeleça o uso de layers ou padrões de desenhos em CAD, mas existem propostas de padronização. Veja este manual de referencia para padronização de projetos em CAD, baseado nos mesmos conceitos da asbea, além de sugerir questões de layers, aborda a padronização de nomenclaturas de projetos, é uma boa referencia. Sobretudo se seus projetos são compartilhados entre diversos desenhistas, é altamente indicado que tenham um padrão pré-estabelecido.
Muito bem, como deve ter notado, este artigo pressupõe que você já tem conhecimentos básicos em AutoCAD, consegue desenhar, sabe localizar vários comandos, mas tem dificuldades nas configurações. Sendo assim, dê uma olhadinha nestes itens a seguir:
Cotas de arquitetura no AutoCAD »
Tutorial passo a passo específico de como configurar cotas de arquitetura no AutoCAD, tanto em versões antigas como versões recentes.
Ajuste de textos no AutoCAD »
Aprenda ajustar a altura dos textos em função da escala desejada no AutoCAD.
Configuração de cotas »
Ensina especificamente como configurar cotas para desenho de arquitetura, conceitos abordados são válidos a partir do AutoCAD 2000, adaptável para versões mias novas mas tem foco em versões mais antigas do AutoCAD
Configurações no AutoCAD 2007 »
Este é um PDF, um guia detalhado (e específico) de configurações que explica como trabalhar com escalas, textos, cotas, layout (paper space) entre outros recursos… A apostila foi elaborada com base na versão 2007, mas facilmente adaptável com outras versões do AutoCAD 2000.
Plotagem no AutoCAD »
Um tutorial exclusivamente sobre plotagem no AutoCAD 2004. Até o AutoCAD 2008, a interface é bem similar, por isto este tutorial é adaptável para outras versões.
Escalas no AutoCAD »
Esquema de trabalho para preparar seu desenho em escalas no AutoCAD. Aprenda montar pranchas, faça esquemas simples de escalas em Model e escalas multiplas em Layouts.
Criar templates no AutoCAD (dwt)
Aprenda gravar suas configurações preferidas em um template para iniciar novos projetos e não precisar refazer as configurações.
Lembrando, visite sempre a seção de apostilas de AutoCAD, porque sempre que surge novidades são inseridas lá.
Por hora é isto...
Artigo revisado: Janeiro/2018.