O uso de ferramentas para desenho 3D on-line tem ganhado espaço.
Falo aqui de programas que rodam a partir do navegador de internet dispensando a instalação convencional do software. Produtos com foco em desenho de interiores, onde você pode melhorar a apresentação de seus projetos com o realismo do 3D.
A utilização deste tipo de recurso se apoia na ideia de computação em nuvem, onde dados e até mesmo processamento destes são feitos em um servidor remoto que apenas devolve resultados para o computador do usuário.
Vamos então a alguns dos serviços que testei e tem uso gratuito ou versão de demonstração.
Serviço que era fornecido pela AutoDesk até maio de 2017 e foi descontinuado, agora quem toca o projeto é a EasyHome. É necessário criar uma conta gratuita, mas se preferir você consegue se registrar e fazer login usando sua conta do Facebook.
O serviço tem opção em portugues na ultima verificação que fiz, porém algumas traduções ainda não estão completas. Usar o tradutor do proprio navegador é uma boa opção.
O HomeStyler possui uma interface bem intuitiva, os componentes do projeto funcionam no esquema de arrasta e solta. A ferramenta conta templates e com várias bibliotecas prontas para uso, em pouquíssimo tempo se consegue montar um ambiente e mobiliá-lo.
O serviço é totalmente gratuito (até a ultima verificação que fiz Set/2019)
Acesso ao HomeStyler: homestyler.com
Este conta com algumas modalidades de uso, a versão que eles chamam de "Pay as you go" é gratuita, tem limite quanto a qualidade das imagens que você pode baixar,
mas dá uma boa opção de teste e até mesmo uso final dependendo das suas pretenções.
O Floorplanner também é muito intuitivo, funciona no mesmo esquema de arrasta e solta. Uma barra lateral esquerda mostra objetos da biblioteca e logo na direita você tem a área de desenho. Dois botões (2D e 3D) localizados na área de desenho permitem que se alterne a visualização para três dimensões rapidamente.
Para utilizar este, você precisa criar uma conta, mas se quiser apenas testar, quando acessar o site, basta que clique no “Demo” logo no topo da página.
Acesso em: floorplanner.com
Este aqui também funciona no mesmo esquema de arrasta e solta, pode você pega os objetos desejados na barra lateral e insere na área de desenho. O conceito de desenho em 2D onde o 3D é automático também está disponível no Spacer Designer 3D.
Não deixa a desejar em relação aos demais citados neste artigo. A biblioteca de componentes do projeto, tais como esquadrias, móveis e itens de decoração, é bem completa e a qualidade gráfica dos mesmos é muito boa. Conta com itens para cada parte de uma casa, tais como banheiros, lavabos, salas etc…
O Sapacer Designer também requer que você crie uma conta* para poder fazer seus projetos e salva-los on-line, mas se se quiser apenas experimentar o serviço é só clicar em “Experimenta o Demo”, neste caso poderá visualizar e alterar um projeto já iniciado, porém sem a possibilidade de salvar e imprimir.
Acesso ao Space Designer: spacedesigner3d.com
*Nota: O Space designer não possui mais versão gratuita como na época da publicação do artigo. Agora você deve assinar um plano de assinatura mensal a partir de 5 dólares.
Não posso deixar de falar dos riscos de se usar este tipo de recurso profissionalmente, algo que causa certo receio em muitos quando se fala de computação em nuvem, é sobre a segurança, privacidade e confiabilidade dos dados, você não tem controle algum sobre intempéries. Portanto, backup sempre!
Outra questão, se a sua internet é lenta, pode deixar a desejar. Apesar do processamento pesado de dados poder ser executado em um servidor remoto e não utizar seu processador, há serviços que precisam baixar algum exagero de dados para o computador do cliente, assim, a possibilidade de ficar na mão é grande.
Um outro ponto negativo é o fato que você estar totalmente nas mãos de quem lhe fornece o serviço, assim um gratuito pode passar a ser pago, ou mesmo descontinuado, então você fica completamente na mão.
O ideal para quem vive disto, é usar estas ferramentas como um agregado, investindo mais em programas que possam ser instalados localmente no seu computador, no artigo sobre maquete eletrônica até listei alguns.
Por hora é isto, caso tenha algum comentário a respeito fique a vontade.
Como funciona?
Fredy (respondeu em 22/02/2018)Fábio, basta ler a descrição de cada um dos itens e seguir o link indicado.