Coloquei neste artigo, macetes para deixar o seu AutoCAD mais rápido e manter arquivos dwg mais leves.
São soluções para questões comuns, obviamente não há uma solução milagrosa para suprir a necessidade de um hardware melhor, ou mesmo a formatação do computador caso sua máquina esteja agonizando por isto.
Não há milagres, mas há paleativos para limpeza de arquivos, ajustes no AutoCAD e no sistema operacional, que resolvem grande parte dos casos. É isto que veremos aqui.
Então vamos às dicas…
A lógica induz que quanto maior for o arquivo mais tempo o AutoCAD leva pra abrir o arquivo. Esta dica visa acelerar o carregamento de arquivos dwg.
Na medida que o desenho é produzido, há uma série de configurações que podem ser colocadas no arquivo devido o uso de templates, inserção de blocos dwg e aproveitamente de partes de outros desenhos.
Com isto, o arquivo pode ficar lotado de itens que não necessariamente serão utilizados, como layers, linetypes, blocos, estilos de textos dentre outros.
Então, você pode diminuir o tamanho de alguns arquivos usando o comando purge do AutoCAD. Este comando faz com que blocos, layers e várias outras configurações que não estejam sendo utilizadas sejam apagados do arquivo.
O uso do comando é simples, basta digitar PURGE e se iniciará. O funcionamento pode diferir dependendo da versão do AutoCAD utilizada, sendo neste caso o funcionamento por dois meios explicados a seguir.
Em versões mais antigas do AutoCAD o comando não tão é amigável, sendo processado exclusivamente na linha de comandos por meio de uma mensagem como “Enter type of unused objects to purge [...]” sendo que entre colchetes aparecem os tipos de objetos que podem ser “purgados”, se escolher “all” fará o purge de tudo. É interessante repetir o comando por algumas vezes até que se tenha a mensagem “No unreferenced” para todos os objetos.
Em versões mais atuais do AutoCAD o comando purge é bem mais amigável, por meio de uma janela (Ex. Fig. 2), onde você pode selecionar apenas os itens que quer aplicar o purge ou marcar “All items” e clicar no botão “Purge all”. Enquanto o botão "Purge all" estiver habilitado, é recomendado que repita o comando, pois há elementos aninhados que não são eliminados no primeiro purge.
Este recurso, assim como o Purge, serve para limpeza de arquivos Dwg, porém limpa dados de desenho na tela e não enquanto o purge limpa dados que não necessariamente estão desenhados. Para acessar basta digitar OVERKILL e teclar enter.
Este comando apaga objetos sobrepostos como linhas, arcos e polilinhas no AutoCAD (line, arc, polyline), o que além de organizar o desenho lhe poupará algums Kb. Ou seja, objetos desenhados sobre objetos. O comando também une segmentos de objetos, como linhas desenhadas por pedaços onde o segmento esteja no mesmo angulo, assim após o comando acabam se tornando uma unica linha.
O comando dá várias opções de ajustes. Porém, a opção padrão do comando (apresentada na Fig. 3) já é suficiente para resolver a maioria dos casos.
Após acionar o comando, o AutoCAD dá a mensagem padrão que pede seleção de objetos "Select objects:", basta selecionar e a janela (Fig. 3) aparecerá para que confirme os parametros.
Nós que utilizamos AutoCAD, não vivemos sem um bloco dwg, mas que tal otimizar o uso?
Agora que já sabe que o bloco inserido ocupa um espaço extra, você tem bons motivos para cuidar do que insere em seu desenho.
Organize sua biblioteca, mantendo blocos limpos de layers desnecessários e sem blocos aninhados. Se tem muita coisa por ai, comece pelos itens que utiliza com mais frequencia.
Abra o arquivo dwg referente ao bloco e verifique se ele proprio está como bloco... se estiver, pode explodi-lo, pois do contrário, ao inseri-lo em um outro projeto você terá um bloco aninhado, que é um bloco dentro de outro bloco, isto pode dificultar de usar o purge por exemplo, uma vez que layers e outras configurações não utilizadas mas que estejam dentro de um bloco aninhado não podem ser "purgadas". Usar o purge no proprio arquivo dwg referente ao bloco também é uma forma de limpa-lo.
Um outro meio de organizar bibliotecas de blocos, é você abrir um arquivo limpo, insere os blocos no mesmo, então explode os blocos e ajusta as layers dos objetos. Coloque Layer 0 como corrente e altere Text/Dimension/LineType também para o Default para que estes não façam parte dos blocos. Então você vai "recriar" os blocos usando o comando WBLOCK (normalmente o atalho W), isto criará arquivos mais leves para serem inseridos em seus desenhos.
Blocos que precisam apenas uma layer, é indicado que mantenha todos os objetos com a Layer 0 e cor ByLayer antes de usar o WBLOCK, assim você seta a layer quando inserir e pode inclusive muda-la se julgar necessário. Caso prefira editar direto em cada arquivo dwg, altere a propriedade dos objetos e na sequencia use o comando Purge.
Casos isolados de um bloco ou outro já inserido, você pode usar o editor de blocos (clique duplo em cima do bloco) para tentar limpa-lo, alterando layers do mesmo e explodir blocos aninhados. O Editor de blocos não se encontra em versões mais antigas do AutoCAD (recomendado 2010 acima).
Se gosta de usar rotinas autolisp, arx, vba... coloca-las para carregar automático com o AutoCAD na StartUp Suite pode causar lentidão no inicio do AutoCAD.
Experimente colocar apenas aquelas que usa com mais frequência e deixe para carregar as demais manualmente quando for utiliza-las.
Para quem utiliza o AditivoCAD 3, a recomendação se tem um computador modesto é colocar o carregamento como "Manualmente".
É fato que o uso de templates personalizados facilita o inicio de projetos, onde você pode ter configurações mais utilizadas pré-definidas para o projeto, tais como layers, tipos de linhas, margens etc… Mas não precisa exagerar e inserir dentro do arquivo uma extensa biblioteca ou criar configurações que nunca são utilizadas, o exagero, em alguns casos pode levar mais alguns segundos para abrir o arquivo.
A solução para arquivos já criados com templates carregados, é usar as dicas informadas acima, dos comandos purge e overkill.
Esta dica tem como objetivo acelerar o arranque do AutoCAD, suprimindo o carregamento da tela com o logo do AutoCAD (splash), faz mais diferença em versões mais antigas do AutoCAD e computadores mais fracos.
Você pode desabilita-la clicando com o botão direito do mouse em cima do atalho do AutoCAD na área de trabalho (ou por onde o executa) e selecionando “Propriedades…”, então na janela que aparecer altere o campo Destino inserindo ao final do mesmo (fora da aspa) o texto /nologo, como mostra a Fig. 1.
Vale lembrar que esta informação acima elimina o logo quando o AutoCAD for iniciado, porém se abrir o AutoCAD através do clique em um arquivo dwg (para abri-lo) o logotipo vai aparecer. Um meio para resolver esta situação, é alterando diretamente no registro do Windows.
Mexer no registro do Windows é indicado a usuários mais avançados, se não tem familiaridade com o assunto, a recomendação é que não use esta opção, ou se quiser faça por sua conta e risco.
Para alterar a opção diretamente no registro, execute o Regedit e busque a chave HKEY_CLASSES_ROOT\AutoCAD.Drawing.18\shell\open\command – onde está 18 pode ser outro numero conforme a versão do AutoCAD que utiliza, podendo inclusive ter mais de uma chave se houver mais de um AutoCAD instalado. Nesta chave, o item padrão deve estar executando o “(…)\AcLauncher.exe”, você deve então alterar para o caminho completo do executável do AutoCAD (acad.exe) incluindo ao final a opção /nologo e em seguida “%1” (com aspas), ficaria algo como “C:\Program Files\Autodesk\AutoCAD 2011\acad.exe” /nologo “%1″
Se aplica principalmente em versões mais antigas do AutoCAD. Nas versões mais recentes do AutoCAD o StartUp vem desabilitado na instalação padrão.
A janela StartUp é aquela que inicia com o AutoCAD onde é solicitado o template e sistema de medida (metric ou imperial). Se você não usa mas ela está ativa, pode desabilitar a mesma sempre que o AutoCAD for aberto. Basta digitar na linha command a instrução STARTUP e quando aparecer Enter new value for STARTUP <1>: coloque o numero 0 para desabilitar. Se precisar ou quiser reabilitar basta repetir o comando e colocar o numero 1.
Mantenha seu computador “limpo” e organizado. Um sistema operacional trabalhando lento vai refletir negativamente no uso do AutoCAD (bem como em qualquer outro programa). Portanto, se o Windows está lento e travando, trate de ajusta-lo antes.
Algumas recomendações são básicas e altamente indicadas, como o uso de um software de manutenção. Opções gratuitas é o que não falta. Aqui vou indicar o ccleaner e passar algumas dicas de uso, download em: piriform.com/ccleaner/download/standard.
Desinstalar programas que você instalou mas não usa, também é uma boa ideia para liberar espaço no HD para coisas realmente necessárias. Vale lembrar que desinstalação de programas não utilizados, pode ir além do beneficio de liberar espaço, pois alguns programas quando instalados criam entradas de serviços que são iniciadas com o Windows mas serão removidas com a desinstalação.
Após a limpeza no seu computador com o software que indicamos acima (ou algum outro que tenha preferido), desfragmente o HD. Para desfragmentar basta que pelo Windows Explorer clique com o botão direito do mouse sobre a unidade do HD, escolha “propriedades” e na sequencia clique na aba “Ferramentas” e depois o botão “Desfragmentar agora…”.
Outra coisa, Antivirus é um só que deve ser instalado, ok? Há quem acredite que instalar dois antivírus é mais segurança, porém além de ocorrer justamente o inverso comprometendo a segurança, pode trazer prejuízos no desempenho do computador.
Por hora é isto. Caso tenha alguma dica ou comentário a respeito do assunto, sinta-se livre.
Artigo publicado em 07/2012. Revisões 12/2017; 12/2018; 08/2019
Parabéns pelas dicas realmente muito úteis.
Parabéns pelas dicas. Realmente ficou mais leve meus projetos após aplicar as soluções escritas por vcs.
SOU USUÁRIO DO ADITIVO , TEM ME TIRADO DE MUITO APUROS.
PARABÉNS.
VALEU! OBRIGADO!
Valeu pelas dicas
Abç
Pessoal,
Preciso de uma solução para meu escritório de CAD.
Temos 2 iMacs e queremos centralizar os arquivos de trabalhos em um HD externo, para as duas pessoas acessarem direto deste HD. Mas é preciso também, que tenhamos acesso a este HD remotamente.
O que vocês me sugerem?
Parabéns pelo trabalho de vocês. Grato pela orientação.
Boa tarde,
Tenho o mesmo problema alguns meses, eu crio um desenho onde ele possui 435kb (por exemplo), e eu não faço praticamente nada e ele aumenta pra 4.445 kb, dai o autocad trava e ele fecha automatico, dai quando eu abro esse desenho novamente ele automaticamente trava e desliga o autocad e com isso ele ja foi para 6.789kb.
O que pode me ajudar?
Isso acontece com frequencia.
Obs.: não costumo criar muitos layers e não crio blocos.
Aguardo resposta.
Att.
Ana
GOSTEI MUITO DAS DICAS.
MAS ME DIGA POR FAVOR.
POR QUE MEU INVENTOR FUSION 2013 ESTÁ COM PROBLEMA DE COMPABILIDADE SE O PRÓPRIO AUTOCAD 2013 ESTÁ FUNCIONANDO CORRETAMENTE?
Meus caros: Estava zapeando pelos tutoriais e respostas a cadistas angustiados (faço isto vez por outra para tentar suprir grandes falhas no apressado curso de cad que fiz há algum tempo já e à idade avançada em foi feito) e dei de cara com site de vocês. Foi uma bela e grande surpresa. Aplaudo sua simplicidade e clareza, mas, principalmente a generosidade franca e aberta com que põem à disposição de desconhecidos seu vasto conhecimento sobre o assunto. Fica evidente que não os move unicamente o interesse comercial, legítimo, mas que contemplam o aspecto social (e, até mesmo patriótico) de esclarecer, de ajudar, de se útil. Parabéns. Iniciativas assim, generosas, postergam para o dia de São Nunca a decisão de descrer deste nosso Brasil amado. Sejam felizes, muito felizes, em sua vida profissional e na pessoal também. Deus os abençôe.
Fredy (respondeu em 03/11/2013)Obrigado Augusto!
Que Deus abençoe a todos nós.
como faço para colocar a setinha do meu cursor do computador, junto com o cursor de mira do autocad
Avaliação: 5.0 - 5 votos