Vou passar aqui, informações básicas para iniciantes que pretendem começar a elaboração de orçamento de obras.
Há alguns cenários que você pode se enquadrar quanto às suas pretensões, confira o que que abordaremos aqui.
Uma das situações é simplesmente a necessidade de uso de alguma planilha para orçamento de obras para que você mesmo consiga fazer quantitativos rápidos.
Outra situação é a necessidade de uso de ferramentas mais elaboradas, que podem ser desde pequenos aplicativos até softwares mais robustos para efetuar orçamentos.
E por fim, você pode também desejar investir em estudos, com o uso de manuais e apostilas para autodidatas (curso).
Uma primeira indicação de ferramenta auxiliar orçamentos mais simples, é o Candango, um aplicativo para Microsoft Access. Embora não seja um produto na linha de grandes produtos comerciais, tem como vantagem ser um aplicativo leve, não requer instalações ou grandes conhecimentos, Apenas precisa ter o MS Access instalado.
Uma segunda alternativa ainda mais simples que o candango, é o uso de planilhas em excel que auxiliam na quantificação de itens, temos nosso site vários modelos de planilhas prontas para uso, sendo a mais baixada a planilha para calculo material de construção.
Uma coisa que é importante entender sobre planilhas de orçamento de obra prontas, é que trata-se de uma solução auxiliar, dificilmente vai conseguir uma planilha gere quantitativos orçamentos complexos.
Para orçamentos mais complexos, você pode usar um software específico.
Existem inumeras soluções no mercado que auxiliam e muito em orçamentos profissionais, com especificações de mão de obra, insumos, calculo de BDI e tudo mais que deve ter um orçamento completo.
A opção gratuita mais profissional é o Software ORSE (Orçamento de Obras de Sergipe). É um software profissional que tem sua base de dados atualizada com frequência.
Outra opção (paga) que poderá encontrar a partir do site pini.com.br, é o TCPO, um livro da editora PINI que acabou ao longo dos anos se tornando um software.
Como o primeiro passo é saber como a coisa funciona, estude. Deixei aqui no site um link para download de um curso de orçamento de obras gratuito. Este material destinado a autodidatas é composto de diversas apostilas e planilhas como exemplos de orçamentos.
A melhor e mais completa alternativa grátis para auxilio neste caso, é o uso do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal. A base é disponibilizada on-line, acesse o link www.caixa.gov.br/poder-publico/apoio-poder-publico/sinapi/Paginas/default.aspx, as informações do sistema e outros links para acesso são feitos pela página inicial. No SINAPI você obtem relatórios de insumos e composição separados por estados (regiões metropolitanas).
Para quem estiver disposto a pagar, uma segunda alternativa é o TPCO online tcpo.pini.com.br. Neste serviço através do menu de preços e fornecedores você pode consultar milhares de itens pesquisados nas principais regiões do país.
É importante salientar que isto não é uma tarefa para leigos, ou seja, requer um conhecimento prévio em projetos e construção.
Por hora é isto!
Artigo revisado em 04/08/2015; 05/01/2018; 07/08/2019
Imagem: sxc.hu/photo/1186104
Parabéns pelo material!
Obrigado.
lançamento de mão de obra terceirizada (empreiteiros) na composição , sem a mão de obra direta.
qual opção de lançamento, por serviço com lançamento direto na composição ????
Essas informações foram essenciais. Obrigada !!!
olá,
Parabéns! O conteúdo está excelente? Me foi de muito utilidade.
Continuem com o trabalho.
Pessoal,
Parabéns! O conteúdo está excelente? Me foi de muito utilidade.
Continuem com o trabalho. Um divulgador vocês já ganharam
Ola, todo o conteudo desse site me ajudou muito. Eu estava me sentindo perdida. Nao sabia em qual profissao eu me encaixava. Quase enlouqueci com tantas duvidas. OBRIGADA. E gostaria de receber novidades no meu endereco de email.
PARABÉNS POR TANTA GENEROSIDADE E AMIZADE COM OS COMPANHEIROS DESTA ÁREA DE PROFISSIONAIS TÃO IMPORTANTES COMO NÓS... VIVA A UNIÃO PROFISSIONAL.
Olá, nossa muito obrigada por disponibilizarem esse material que é tão importante para os estudantes de engenharia civil. Vocês nos tiraram de um sufoco por que eu e uma turma estamos trabalhando em cima de um projeto integrador, onde temos que planejar a construção de 80 casas populares e pra ser bem sincera era tanta informação que nem sabíamos como começar, e esse material nos ajudou bastante para a conclusão desse trabalho, olha muito obrigada mesmo, indicarei para os meus colegas com certeza...
Olá,
Eu gostaria de agradecer pelo material disponibilizado gratuitamente no site sobre orçamento de obra. Eu já havia procurado, mas o que encontro são pessoas querendo vender planilhas de Excel, vocês no entanto naõ só forneceram elas como deram dicas de como usá-las.
Olá pessoal!Sou Tec.Seguranca e recentemente passei a ser Contra-Mestre em obra industrial e já me foi prometido vaga para Tec. Edificacoes. Estou estudando no tempo de folga 2 meses,mas irei viajar o resto do ano e precisarei de aulas nao presenciais.O material de Orçamento de Obras é bom, pois é simples e direto, sem contar com apoio via EAD. Muito obrigado, divulgarei a outros colegas do ramo.Sucesso.
Olá Equipe,
Parabéns pelo trabalho de divulgação de todos os materiais, principalmente, os relacionados à reciclagem na construção civil.
Se tiver maiores novidades em uso de materiais alternativos na construção avise-me no email que visitarei mais vezes.
Abraços à equipe,
oi quero fazer parte desse grupo sou mestre de obra e quero receber as apostilha quero saber como
Fredy (respondeu em 09/11/2009)Seja bem-vindo Marcio.
As apostilas disponíveis podem ser baixadas seguindo os links do artigo.
Olá!
Recebi os projetos do engenheiro mas nao veio orçamento, ele disse que cobraria separado se eu quisesse, mas eu preciso pelo menos de uma lista de materiais pra fazer cotação de preço e no momento nao tenho como pagar por isto.
Meu projeto é de 87m2, é coisa simples, li seu artigo mas estes programas que você indicou ai parecem complicados pra mim, o que você me indica já sou leiga no assunto?
Grata
Fredy (respondeu em 12/07/2009)Olá Maria!
Não sei exatamente o que quer dizer com "leiga" no assunto. Mas para quem não tem ao menos noções de leitura de projetos fica bem complicado mesmo conseguir algum resultado. O ideal é o acompanhamento de um profissional. De qualquer forma, tendo em vista sua situação colocada e seu desejo, a sugestão que tenho é que dê uma olhada na apostila mãos a obra, tem algumas informações para que ensinam a levantar o quantitativo de materiais de construção, compreensíveis para leigos, talvez consiga tirar proveito.
Boa sorte.
Avaliação: 5.0 - 1 votos