Vamos falar aqui sobre teclas de atalho para do AutoCAD, que é uma das opções de acesso aos comandos.
Os atalhos de comandos, também chamados de “aliases” ficam gravados dentro de um arquivo, o acad.pgp.
Para que saiba do que está sendo dito aqui, um exemplo de atalho bastante conhecido é quando você digita L seguido de um ENTER e é acionado o comando LINE.
Com a técnica que será passada aqui, você pode criar seus próprios atalhos, ou editar atalhos existentes conforme sua preferencia.
Existem dois meios de criar e editar estes atalhos. Um é editando o arquivo acad.pgp manualmente. O outro método, mais seguro (e recomendado) é através de um recurso do AutoCAD contido na “Express Tools”, este método será descrito e incluído com exemplo no video tutorial que está logo abaixo
Detalhe importante sobre este recurso, para utiliza-lo é preciso a instalação completa do AutoCAD que inclui a Express Tools.
Descrição do video:
Neste video explico como criar teclas de atalho para comandos do AutoCAD e do AditivoCAD.
Se preferir siga o esquema ilustrado logo abaixo. Se você gostou do video, avalie e comente.
Este meio é especialmente recomendado para usuários leigos, já que editar o arquivo manualmente pode acabar acarretando alguns problemas se houver entradas inválidas.
Procure o menu suspenso “Express > Tools > Command Alias Editor”. Se preferir pode simplesmente digitar o comando ALIASEDIT e o recurso será igualmente acionado.
Vai surgir uma janela (Fig. 1). Note que destacamos na imagem que há dois atalhos diferentes para o comando “COPY”, não há nenhum problema nisto.
Clicando em “Add” você pode adicionar atalhos, “Remove” permite remover o selecionado na lista e por fim no “Edit” você vai poder alterar um previamente selecionado.
Clique no botão Add
e a janela “New Command Alias” (Fig. 2) surge.
De acordo com os dados dispostos nesta janela (Fig. 2), estamos criando um segundo atalho chamado L2 para chamar o comando LINE do AutoCAD.
Este método edita direto no acad.pgp, com o bloco de notas. Você precisa saber lidar bem com o recurso além de certificar-se que tem acesso admininstrativo para salvar o arquivo, pois ele fica localizado em pasta de programas do Windows.
Alerto que antes de usar esta opção, é bom que tenha segurança do que está fazendo bem como consciência os riscos que corre. Se fizer algo errado pode acabar “danificando” o arquivo em questão trazendo problemas de funcionamento do AutoCAD.
Então, antes de fazer alterações no arquivo, trate de fazer um backup do mesmo para o caso de algo dar errado poder restaura-lo.
Recado dado, vamos ao que interessa. Como já falei aqui mesmo, o arquivo acad.pgp responsável por guardar configurações referentes aos atalhos de comandos do AutoCAD, está localizado normalmente na pasta de “Support” do AutoCAD. Você deve localiza-lo pelo Windows Explorer e abrir com um clique duplo.
Outra forma de abrir este arquivo (acad.pgp) é pelo comando ai_editcustfile.
Basta digitar na linha de comandos seguindo de enter e na sequencia digite ACAD.PGP e enter novamente, então o arquivo será localizado e aberto. A "Fig. 3" mostra a sequencia de execução do comando.
É altamente recomendável que tenha privilégios de administrador no Windows. Em alguns casos onde tiver problemas com permissão de pastas, você pode copiar o arquivo acad.pgp para um local provisório (ex. o Desktop), após edita-lo e salvar copie por cima do arquivo original.
Uma vez que o arquivo tiver sido aberto, no bloco de notas você deve localizar o trecho como este destacado na imagem (Fig. 4), desta parte do arquivo em diante que você deve inserir os novos atalhos. Pode também localizar os existentes e alterar.
Para incluir um novo atalho, basta que abaixo (ou acima) de qualquer uma das linhas do trecho destacado você insira a instrução seguindo este esquema:
TTT, *CMD
Onde TTT
é o nome do atalho e CMD
é o comando do AutoCAD que ele vai acionar.
Por exemplo, o item "3A, *3DARRAY"
faz com que ao digitar 3A no AutoCAD o comando 3DARRAY seja acionado.
Existem algumas razões para que parem de funcionar repentinamente, vamos as mais prováveis.
Para identificar se é este o problema, simplesmente experimente reiniciar o AutoCAD, se sanar o problema, basta.
Neste caso aqui, procure saber se o arquivo acad.pgp está localizado onde o AutoCAD está instalado, normalmente ele vai ficar dentro de uma pasta chamada “Support”, você pode procurar através do próprio Windows Explorer. Se não encontrou o arquivo, pode copiar um de outro computador que tenha AutoCAD ou fazer uma reinstalação (ou instalação de reparação) do AutoCAD.
Confira a existencia do atalho pela ferramenta de criação de atalhos que apresentei acima no video, ou dentro do arquivo acad.pgp.
Então é isto ai, caso tenha algum comentário ou desejando contribuir, siga em frente.
Artigo Revisado em Julho/2019 (inclusão de video tutorial).
EXCELENTE
parabéns, excelente sua dica.
OTIMA DICA. MUITO CLARA COM O VIDEO.
excelentes dicas
Eu segui os 2 passos:
copiando e editando o pgp cópia, e depois recolocando na pasta do AutoCAD
Editando o pgp de dentro do AutoCAD
Mas não funcionou
Fredy (respondeu em 09/05/2019)Jose, o AutoCAD não dispõe de outro método para editar/criar atalhos. Se não funcionou, algo errado foi feito... Atalhos duplicados, uso de caracteres inválidos, o não salvamento das alterações são causas mais comuns.
Recomendo usar o "aliasedit" e observar estas questões que coloquei aqui, além das recomendações do próprio tutorial.
Em um ultimo caso (mais raro) o seu AutoCAD está com problemas de funcionamento.
Estou com problema que o meu autocad 2012 esta fora do seu padrão em questão de atalhos, por exemplo: eu costumo apagar as linhas com a tecla delete, agora não esta mais apagando eu sou obrigado a colocar o comando erase e apertar enter e então selecionar e apertar enter de novo, antes bastava eu selecionar e apertar enter que ja entrava a tarefa. Está me parecer com a plataforma de comandos do 2007, eu tenho ele instalado também.
A minha duvida é: Ter 2 autocads de versões diferentes instalados no mesmo computador pode causar erro de interface? creio que não pois um opera na pasta AutoCAD 2007 e o outro na pasta Autodesk>AutoCAD 2012.
Fredy (respondeu em 09/11/2015)Igor, a tecla delete pode desconfigurar. Veja neste outro artigo como restaurar a tecla delete no AutoCAD
Boa sorte.
Em relação às versões, quando os comandos não funcionam. Eu posso copiar o arquivo acad.pgp de uma máquina com autocad 64 bits para uma com 32 bits? Ambas são versão 2010!
Desde já agradeço!
Fredy (respondeu em 22/09/2015)Fernando, apenas testando pra saber. Mas é muito provável que funcione já que o arquivo acad.pgp não é executável e sim um arquivo de texto simples.
Por favor como eu faço para ter na tela do Autocad os menus suspensos com as funcionalidades do Autocad, por exemplo a aba "INSERT" com suas sub abas "bloco"; comentario, etc. No meu PC aparece apenas a aba "EXPRESS", ha como substitui-la pela tradicional dos aplicativos "Office"?
Fredy (respondeu em 12/10/2014)No uso de AutoCAD 2010 em diante, basta utilizar a interface clássica que os menus suspensos aparecem.
Muito obrigada pela ajuda, foi so copiar o acad.pgp que voltou a funcionar novamente as teclas de comando, so nao sei como sumiu de la?!
Otima dica! ajudou muito, estava trabalhando em um pc com os comandos todos alterados, era um sofrimento, obrigada!
Excelente, me ajudou bastante. Foi só baixar o arquivo acad.pgp e salvar na pasta Support e depois fechar e abrir novamente o AutoCAD e tudo voltou ao normal, uma beleza !! Valeu Obrigado.
Muito bom o tutorial nao consegui via PGP mas funcionou com o outro Muito Obrigado!!
Agradeço pelo aprendizado
Muito bom, valeu. Usando o TTT e CMD, não deu certo. Usando outoros precedimentos funcionou.
Eduardo
Parabens pelas dicas do AutoCad são sempre bem vindas, gostaria que voces publicassem vários comandos e suas explicações por ex. DLI = cotas X = explode e assim por diante obrigado abraços
Eu gostei muito da dica. Continuem assim, um abraço e obrigado pelo esclarecimento da dúvida.
Eu gostei muito da dica, valeu mesmo pela forma como explicam detalhadamente os assuntos. Continuem assim, um abraço e obrigado pelo esclarecimento da dúvida.
Avaliação: 4.6 - 5 votos